Sobre a Pesquisa Eleitoral - considerações em análise
COMEMORAÇÃO
Opositores comemoram a queda nos índices de preferência do -possível- candidato Silvio Barros II, para prefeitura de Maringá. Tinha mais de 29%, agora aparece com 20,9%.
MOTIVOS I
O que explicaria essa queda nos índices: o aparecimento de mais nomes para disputar o cargo; a "mala" de assessores de Silvio; o apoio do PP ao governo federal de Lula (PT). Mesmo assim, Silvio tem mais que o dobro do segundo colocado.
MOTIVOS II
O desempenho alto de Silvio Barros nas pesquisas se dá por ele ser conhecido e com aprovação. Ele perdeu a última que concorreu, mas agora os pesquisados o querem de volta.
RICARDO BARROS NA DIANTEIRA
Apesar do PP (Progressistas) ser do "centrão" que negocia cargos no governo Lula, o nome de Ricardo Barros é o preferido -em Maringá- para uma possível candidatura ao Senado (na vaga de Moro, caso seja cassado). Sua aprovação é de 22,2% e na segunda colocação vem Paulo Martins com 15,1%. Gleise Hoffman, do PT, vem em 3º lugar com 8,3% - É o que indica esta pesquisa da Visão Inteligence.
PARA A PREFEITURA
O vice-prefeito Edson Scabora (candidato declarado há mais de 4 anos) vem empatado com o Dr. Batista (não reeleito a deputado estadual) na 3ª colocação. Batista não confirma a candidatura. Na última pesquisa Scabora estava em segundo lugar, com 5%, agora com um número maior de candidatos está com 7,8%. Portanto cresceu!
NA SEGUNDA COLOCAÇÃO
Os mais votados, apontados pela pesquisa VISÃO, estão empatados na segunda colocação, Mário Verri e Homero Marchese, com 8,3%. No entanto, Verri não tem candidatura garantida e nem declarada dentro do PT.
OS MAIS REJEITADOS
Os nomes apontados com as maiores rejeições (em quem não se votaria de jeito nenhum) estão Homero Marchese, Jacovós e Mário Verri.
DO CARMO
O deputado Do Carmo não aparece neste primeiro cenário como apresentados para votação. Ele entra num outro cenário, onde não consta Silvio Barros como candidato. Neste caso ele aparece em 2º lugar (10,3%), perdendo para Homero Marchese (11,3%).
WILSON FILHO
Na pesquisa, Wilson de Matos Filho, atual presidente do Podemos (de Álvaro Dias) em Maringá, aparece com um índice de 3%. Isso mostra que ele não é "Voto Zero". Porém a sua pretenção é ser candidato a "vice" na chapa de Silvio Barros e não quer ser candidato a prefeito.
ESTIMULADAS/ESPONTÂNEA
O Instituto de pesquisas criou vários cenários, excluindo e acrescentando nomes para estimular os pesquisados. Muito cedo para isso. Porém no quadro de pesquisa espontânea (sem apresentar nomes) o número de pessoas que não escolheram e/ou não sabem é muito grande, chegando a 84%. Mesmo assim, Silvio Barros está em 1º lugar com 5,0% e em 2º lugar vem Do Carmo com 2,3%.
Post a Comment