“Seo Chico”, pioneiro e operário padrão reconhecido
Nossa homenagem de hoje é para Francisco Mendes
da Silva, que acaba de completar 101 anos de idade, forte e lúcido. Isso, porém,
tem motivos.
Uma história, sempre humilde e honrada. Ele nasceu no ano de 1922, na cidade de Pongaí, Estado de São Paulo. Filho de agricultores, desde cedo ele aprendeu a lida com a terra, cuidando de lavouras e de animais.
Bem jovem conheceu Calvina Pereira de Paula, com quem casou-se aos 23 anos e formou uma vida com a graça de Deus e o nascimento de 7 filhos (Urbano, Neusa e Ruth – nascidos em São Paulo) Maria, Eulália, Roberto e Carmelita.
A vinda para o Paraná foi em agosto de 1952, primeiramente para Marialva, onde trabalhou no DER. Morou em Castelo Branco. Em 1959 fixou residência em Maringá e passou a trabalhar para a prefeitura, na administração de Américo Dias Ferraz (o segundo prefeito da cidade).
Teve uma vida de serviços prestados à comunidade, como operário da limpeza pública. É avô de 13 netos, tem 14 bisnetos e 2 tataranetos e um grande legado de caráter que deixará para sempre.
Hoje aposentado, seu trabalho foi sempre exercido com dedicação e caminhando à pé de sua casa (localizada no primeiro conjunto habitacional de Maringá – na Zona Quatro) até a sede dos serviços públicos na avenida Centenário – em ida e volta – depois de varrer as vias públicas da cidade.
Em 1984, “seo” Chico foi condecorado como Funcionário
Padrão do Município.
Post a Comment