Domingo tem MARCHA PARA EXU na Avenida Paulista
Por: FRANCÊS - Henri Jean Viana
Tradicional palco de grandes manifestações e das anuais Marcha para Jesus e Marcha do Orgulho Gay, a famosa Avenida Paulista mostrará a primeira Marcha para Exu no próximo domingo, dia 13.
Criação do influenciador umbandista Jonathan Pires que diz ter um milhão de seguidores no Facebook, a promoção visa trazer a público dois credos de raiz africana. A Umbanda e o Candomblé, segundo censo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), têm cultos com batuque praticados nos chamados “terreiros” e “tendas” por cerca de 0,23% dos brasileiros.
O promotor espera que a promoção anual ajude a desmistificar opiniões erradas de que o Diabo estaria aliado aos dois credos, salientando que seus praticantes não criticam outras religiões como a católica e evangélica, mas que não existe recíproca.
O umbandista teria sido estimulado a promover o evento pela esposa de Lula, primeira dama Janja que se declara adepta de religião de matriz africana. Ela inclusive determinou que um quadro que o governo passado enviou para depósito – representando quatro orixás – fosse recolocado em salão de recepção do Palácio da Alvorada. Dispôs também uma nova tela mostrando mulheres umbandistas – “deixado na porta” de seu gabinete.
As crenças africanas cultuam mais de 400 orixás (deuses) e exus (espíritos encarnados). Dentre eles Oxalá, Ogum, Oxossi, Oxum, Oxumaré, Xangô, Iansã, Iemanjá, Nanã, Omolú. Os exus mais conhecidos nos batuques são Tranca-rua, Tiriri, Veludo, Gira Mundo, Caveira, Marabô, Maria Padilha e Exu do Lôdo.
Post a Comment