MANIFESTAÇÕES PRÉ-ELEITORAIS e mais...
CARTA APELA DEMOCRACIA
Certamente um ato de valor. Porém ninguém, nesse momento, colocou a “democracia” na berlinda. Portan-te-ó-tó, uma ação política e fora de contexto.
PRIMEIRA CARTA
A primeira carta pela democracia ocorreu em um período de ebolição, quando ocorreu a entrada do período militarista. Era dentro de contexto.
POSIÇÃO
Essa ação de agora, na carta, nem significa que quem assina seja a favor de Lula ou contra Bolsonaro -mas há politização querendo colocar isso às vésperas do período eleitoral.
NÚMERO DE ASSINANTES
Foi divulgado um número que chega a um milhão de assinaturas. Claro que é uma marca bem expressiva, exaltada pelos organizadores.
NÚMERO EXPRESSIVO
Se um milhão de assinaturas é expressivo, mais expressivo, ainda, é o número de assinatura pedindo o impeachment de Alexandre de Morais passa de 2 milhões. Isso, no entanto, não é considerado domo representativo.
POSIÇÃO
Em live, o presidente Bolsonaro disse que a verdadeira carta da democracia é a Constituição Brasileira, que não foi assinada pelo PT e seus integrantes (no Congresso Nacional).
CARIMBANDO
Bolsonaro questiona a urna eletrônica (como outros presidenciáveis já questioaram) e é carimbado de antidemocrático. Lula apóia enaltece e até financiou ditaduras e o carimbam como democrático.
ORGANIZADORES E INTERESSES
FEBRABAN: querem o fim do “pix” sem taxação; SINDICATOS: querem a volta do imposto sindical; FIESP: presidido por Josué de Alencar (filho do ex-presidente de Lula, José de Alencar) e cobiçado para ser vice de Lula nesta eleição; ARTISTAS: volta da “mamata” da Lei Rouant, com doações vultosas.
ANTIDEMOCRÁTICO OU NÃO
Hoje no Brasil discordar a idoneidade da urna eletrônica é ato antidemocrático, mas a justiça promover “xicanas” para tornar condenado em elegível é “constitucional”, mesmo que causando espanto dos próprios ministros do STF.
ILUMINAÇÃO PÚBLICA
Maringá chegou a ter a regulamentação de uma autorização (pela Câmara Municipal) para ceder a iluminação pública terceirizada, com contrato por 30 anos. O único voto contrário foi da vereadora Cris Lauer.
RAZÃO
Viu-se na sequência, que Cris Lauer estava com a razão e o “projeto” foi retirado de pauta para uma segunda votação. Novos estudos e discussões devem voltar à baila. Verificados vários erros e vícios.
CAMPANHA ELEITORAL
Os programas eleitorais em rádio e televisão (abertos)
começam na próxima terça-feira, 16. A semana já começa firme na campanha
eleitoral dos candidatos à presidência da República, ao Senado, Câmara Federal
e assembleias legislativas.
Post a Comment