VALORES

VALORES

Av. Guedner, um erro histórico crasso

Erasto Gaertner

Em Maringá tem alguns erros históricos e um deles e a nominação da Avenida Guedner, que assumiu importância fundamental na Zona Norte da Cidade após a implantação da Universidade Cesumar.

Essa avenida era relegada a plano inferior, porém com o crescimento da importância da localização, aumentou também a relevância do erro histórico.

Com o erro crasso da grafia, a Av. Guedner, de Maringá, passou a não cumprir a finalidade de homenagem póstuma a alguma figura importante da história ou eminente da cidade de Maringá.

Guedner, não é ninguém; Guedner não é nada, mas é endereço de importantes empresas, condomínios e residências. É, portanto, um erro que deveria ser elevado ao máximo do superlativo.

A quem, no passado estavam referindo-se ao nominar essa avenida que atravessa a Zona 8 (Jardim Aeroporto) e o Jardim Aclimação. Certamente foi uma intenção malfadada de homenagear um médico que foi prefeito de Curitiba, com nome de Erasto Gaertner.

Dados da Wikpedia informam que Erasto Gaertner concluiu o curso secundário em 1917, e logo após foi nomeado para trabalhar nos Correios e Telégrafos.

Em 1920, Gaertner ingressou na Faculdade de Medicina do Paraná. Em oi prefeito de Curitiba.1923 transferiu-se para a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, formando-se em 1925.

Gaertner especializou-se em Cirurgia Geral, efetuando o aperfeiçoamento médico em cursos na Europa. Aos 27 anos tornou-se professor da Faculdade de Medicina em Curitiba. Além de professor universitário, foi diretor do Departamento Médico Legal do Paraná e do Leprosário São Roque. Fundou o Instituto de Medicina do Paraná e a Liga Paranaense de Combate ao Câncer.

Em 1934 foi eleito deputado estadual, cargo este que ocupou até 1937, quando ocorre o Estado Novo de Getúlio Vargas. Ajudou a fundar a União Democrática Nacional e com este partido foi eleito deputado federal em 1945. Ao terminar o mandato na Câmara dos Deputados, ocupou uma das pastas de secretário de estado do governador Bento Munhoz da Rocha Neto.

Em 3 de outubro de 1951, tornou-se prefeito da cidade de Curitiba. Em seu mandato, idealizou o Hospital do Câncer (que atualmente é denominado de "Hospital Erasto Gaertner"). Outro benefício para a cidade, foi a importação, direto da Alemanha, da primeira usina de asfalto da cidade, montada onde hoje fica o Teatro Paiol.

Além do hospital, batizado em 1955 com o seu nome, a antiga avenida Nossa Senhora da Luz (em Curitiba) teve sua denominação alterada para "Avenida Professor Erasto Gaertner", como homenagem do povo curitibano ao médico e político paranaense.

Nada com a história de Maringá, porém não deixa de ter a sua importância para a história do Paraná.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.