SAID FERREIRA DEPUTADO FEDERAL E PREFEITO DE MARINGÁ
Said Felício Ferreira é paulista de nascimento. Formado em medicina pela Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. Sempre foi militante político desde quando estudante, quando chegou a fundar um centro de debates científicos e culturais. Foi diretor da Casa do Estudante de Curitiba.
Depois de formado trabalhou por dois anos na cidade de Atalaia, na década de 1960 e depois veio para Maringá, como médico. Fundou o hospital e maternidade Marcos e edificou uma das principais obras do centro da cidade, com recursos próprios, o edifício Atalaia. Ainda na década de 60 candidatou-se a vereador e prefeito, sem sucesso.
Foi deputado federal em 1991 e 1992, pelo PMDB. Renunciou o cargo para assumir a prefeitura de Maringá.
Foi prefeito da cidade por dois mandatos, de 1983 a 1988 e também de 1993 a 1996. Entre os mandatos de prefeito ele foi deputado estadual, ficando na Assembleia Legislativa do Paraná entre 1991 e 1992.
Aqui ele constituiu sua família e construiu o seu patrimônio. Sua residência era em uma chácara na Zona Quatro, na Av. Euclides da Cunha, atrás do Country Club, na época essa avenida era de terra e terminava no bosque 2. Essa casa em princípio era de madeira e foi construída outra na mesma chácara, onde hoje é o espaço de eventos “Giadino”.
Said Ferreira também foi presidente da Sociedade Médica de Maringá e criou a escola de Atendente de Enfermagem Carlos Chagas, a Maternidade Curitiba e ajudou a implantar os cursos de medicina e odontologia da Universidade Estadual de Maringá. Ampliou o Hospital Universitário da UEM.
Como prefeito ele foi o responsável por algumas obras que marcaram a sua gestão Teatro Calil Haddad, Paço Municipal, aeroporto regional e foi iniciada a urbanização no Novo Centro -onde hoje está o terminal intermodal, que leva seu nome.
Post a Comment