LARGO DAS GARÇAS: Opinião
OPINIÃO DE UM "PIONEIRO"
Num estudo já antigo, o pioneiro Wilson Molinari, que trabalhava em Maringá com turismo, pesquisou sobre as garças que em períodos enfeitam o "Parque do Ingá Prefeito Adriano José Valente" (esse é o nome correto aprovado pela Câmara Municipal) sobre os costumes dessa ave (que não é daqui e sim emigram) e é da espécie GARÇA IMPERIAL.
Agora a Câmara estudo oficializar o nome de uma pequena praça colocando o nome da LARGO DAS GARÇAS. No local (que já tem até placa com esse nome) não tem e nunca teve as tais Garsas. Aliás se tivesse seira um incômodo pela sujeira que elas fazem onde dorme, com suas fezes.
O local é bonito, apesar de pequeno. É aconchegante e merece que o nome de um pioneiro esteja alí figurando.
Como Secretário da APM -Associação dos Pioneiros de Maringá, sei que há muitos nomes merecedores e que são mais importantes para a história da cidade do que as Garças.
Vários pioneiros ainda não foram homenageados com nomes em próprios públicos e MARECEM!
No Parque do Ingá tem uma ilha, que se chama "Ilha dos Macacos". Deveria ter alí um espaço para homenagear essa ave, assim como, também, outros animais nativos e integrantes da fauna local.
Pela Lei (com emenda do vereador Laércio Nora Ribeiro) PIONEIRO é a pessoa que chegou (ou nasceu) em Maringá até o ano de 1960. Tem outras categorias como pioneiros por atividades e também os nossos grandes DESBRAVADORES.
A coisa boa dessas garças (segundo estudos do Molinari) é que elas vão para os pastos para comerem carrapatos e outros pasaritas em animais.
Por falta de espaços, em Curitiba eles nomeiam até pequenos canteitos, chamando-os de JARDINETES, para homenagear pessoas de Valor Histórico da cidade.
ELIEL DINIZ - Jornalista e Pioneiro
Post a Comment