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Sebrae/PR apresenta estratégias de negócios para mercado da beleza

Evento reuniu empresas das regiões de Maringá e Paranavaí para palestra e debate com especialista

Público tirou dúvidas com palestrante. Foto: Divulgação
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos (abihpec), o setor avançou anualmente, em média, 4,1% nos últimos 10 anos. Trata-se de um mercado que segue apresentando resultados positivos mesmo em momentos de crise. Uma explicação para isso está na crescente preocupação com o bem-estar e saúde.

Quando é esse o assunto, o Brasil ocupa lugar de destaque. De acordo com a ABIHPEC, em 2017 o mercado da beleza brasileiro movimentou mais de R$ 32 bilhões e ocupava a quarta posição no ranking mundial do setor, respondendo por cerca de 6,9% do mercado mundial, atrás dos Estados Unidos, China e Japão.
Os dados animadores contrariam a ideia de que basta se lançar nesse mercado para obter sucesso. Mesmo grandes empresas, com marcas consolidadas, fracassaram nos últimos anos. Para auxiliar o mercado regional a desvendar as particularidades do ramo e a se desenvolver, o Sebrae/PR realizou, nesta quinta-feira (25), em Maringá, o evento “Como crescer, se destacar e vencer no mercado da beleza”, reunindo negóciosdas regiões de Maringá e Paranavaí – o público foi recepcionado com serviços dos salões Stillo e Lucimara Moraes, em um espaço para interação.

Para falar sobre o tema, o Sebrae/PR convidou o presidente da indústria de cosméticos Florus e palestrante Fábio Sacheto, especialista no mercado da beleza, com 17 anos de atuação. “A base de um negócio vencedor é identificar o cliente certo. A chave da atração é a confiança, o que se alcança gerando satisfação. Também é preciso apostar em um nicho”, frisou o especialista, que já lançou mais de 230 marcas no Brasil.

Sacheto destacou que preparar lançamentos de novos produtos mensalmente, a depender da característica de cada negócio, comunica solidez, o que pede uma boa presença digital. “Presença digital é diferente de estar na internet. É preciso fazer com que a mensagem chegue ao público. Até frente à concorrência, quanto mais afunilado o nicho, melhor, para criar conexão direta com o cliente certo”, orientou.

Os representantes das empresas participaram de um debate com Sacheto, em que receberam dicas específicas para seus negócios. A química Karina Sella e a administradora Ana Paula Camacho, da Eora Brasil, fabricante maringaense de cosméticos orgânicos e veganos, ouviram do palestrante que o nicho é certeiro e que reforçar a presença digital fará diferença para o negócio, que está se reposicionando no mercado este ano. “Novos conhecimentos são importantes para essa fase da empresa”, pontuou Karina.

Segundo a consultora do Sebrae/PR Rosineide Pereira, a ação faz parte do projeto “Indústria da Beleza”, que visa a apoiar as empresas locais a se desenvolverem ao oportunizar conhecimento sobre inovação, modelos disruptivos, necessidade do cliente, formação de rede de revendedores (canais de vendas) e outros. “O desafio das empresas é obter resultados qualitativos e quantitativos. Para alcançar esse objetivo, é essencial estudar o mercado de atuação”, ressaltou a consultora.

Rosineide destacou que está à disposição das empresas o caderno de tendências 2019/2020 para o setor. O material foi elaborado pelo Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ITEHPEC), em parceria com o Sebrae e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e está disponível no site:  https://abihpec.org.br/publicacao/caderno-de-tendencias-2019-2020/.

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