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Pequenos negócios e compras públicas serão tema de encontros em Maringá e Colorado

Cerca de 30 municípios vão debater estratégias para fortalecer ambiente de negócios com micro e pequenas empresas

Para fortalecer a economia local, a Prefeitura de Marialva lançou, em setembro de 2018, o Marialva Compra. Realizado em parceria com o Sebrae/PR, o programa tem como foco a participação de micro e pequenos negócios nas compras públicas, por meio de capacitações. A boa iniciativa de Marialva será levada a conhecimento de outros municípios em duas reuniões da Câmara Técnica de Compras Públicas do Comitê Territorial Terra Roxa, grupo liderado pelo Sebrae/PR, neste mês de julho.
Os eventos são voltados a lideranças e agentes dos 30 municípios que integram o Comitê. Um dos encontros ocorrerá em Colorado no dia 25, na Casa da Cultura Profª Wilma Palhari (R. Pernambuco, 400), das 8h30 às 11h30. O segundo será em Maringá no dia 26, na sede regional do Sebrae/PR (Av. Bento Munhoz da Rocha Neto, 1116), das 13h45 às 17h.

As compras públicas têm o poder de induzir o desenvolvimento dos municípios. Ao privilegiar os pequenos negócios na contratação de produtos ou serviços, as prefeituras geram um círculo virtuoso que aumenta a arrecadação dos municípios, propicia um maior equilíbrio fiscal, eleva o nível de consumo das famílias, incrementa a arrecadação e gera mais empregos.

“Temos o desafio de aumentar a participação das micro e pequenas empresas em compras públicas e de incentivar os órgãos a comprar produtos ou contratar serviços de empresas locais. Essa medida fortalece o ambiente de negócios e gera emprego e renda”, frisa o consultor do Sebrae/PR, Wendell Gussoni.

Para evitar a evasão de divisas, o diretor de Licitação da Prefeitura de Marialva, Thiago Medeiros Pinto, recomenda que os municípios priorizem a reorganização dos processos licitatórios. O Marialva Compra tornou-se viável depois que as secretarias foram integradas em um sistema informatizado. “Com a padronização do trabalho de licitações, ganhamos eficiência, por exemplo reduzindo os processos em 30%. Então lançamos o programa e agora o fortaleceremos”, diz o diretor.  A partir de agosto próximo, serão disponibilizadas cartilhas sobre processos licitatórios e previsões de editais.

Entre outras vantagens de comprar de pequenos negócios do município, o agente de Desenvolvimento da Prefeitura de Colorado, Elias Vicente de Souza, ressalta a agilidade na entrega de produtos ou prestação e serviços. Além de compartilhar essa visão durante o encontro, o agente pretende avaliar o trabalho desenvolvido na cidade. “Conhecer outras práticas colabora para que possamos medir o quanto temos avançado nessa temática”, acrescenta Souza.

Trocar experiências com outros municípios é indispensável para promover o desenvolvimento econômico regional, na avaliação da diretora de Licitações da Prefeitura de Maringá, Kelly Henrique dos Santos. “Entre os benefícios está uma congregação de ideias para se estabelecer um preço regional de mercado. É positivo traçar planos comuns para que todos cresçam em igualdade”, defende a diretora.
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