12/Dez - quarta-feira - Anotações de ELIEL DINIZ
REVITALIZAÇÃO
Um antigo desejo dos comerciantes da Av. Brasil, de Maringá, parece que começará a ser discutido. A revitalização em trecho central poderá dar um novo ânimo aos lojistas. Quais serão as novidades ainda ninguém sabe, mas deverá ser bem além de um revigorar das praças públicas.
ROCHA POMBO
Há algum tempo ouvi, na prefeitura que a Praça Rocha Pombo será remodelada e colocada à disposição da comunidade com utilização real. Não será apenas um "redondo" onde os carros circundam.
CALÇADÃO
Há muito que Maringá quer e merece um calçadão central. Já houve projeto para a avenida Getúlio Vargas, mas não saiu do papel e o comércio local já desanimou.
PLANO PILOTO
Volta-se a falar do eixo monumental, que vai da catedral até o estádio Willie Davids. Parece que já tem projeto, mas até sair do papel, vai muitas gestões administrativas.
ESTRANHANDO
Nesta última sessão da Câmara Municipal de Maringá, os que já são antagônicos se estrilaram. De um lado o vereador Homero Marchese, eleito deputado estadual, que está fazendo a sua despedida do legislativo local. De outro o vereador Jean Marques, líder do prefeito na Câmara. Trocaram farpas de excelência para excelência.
DE VOLTA
O jornalista Douglas Fernandes veio de Curitiba e aqui trabalhou na campanha do vereador Carlos Mariucci e em seguida foi indicado para a diretoria de Comunicação d Câmara de Vereadores. Passados dois anos seu desejo é retornar para a Capital do Estado.
NO LÍBANO
Ali Wardani, proprietário da Karina Móveis (loja tradicional da cidade) esteve recentemente no Líbano, onde possui raízes familiares. Agora com negócios por lá, Ali diz que irá com mais frequência para o mundo árabe. Ele é presidente do Sivamar (Sindicato dos Lojistas e Comércio Varejista) e ao seu ver a mudança da embaixada brasileira para Jerusalém, intenção de Bolsonaro, será um tiro no pé.
PREVER
Os carnês dos mutuários do Prever já estão distribuídos. Os pagamentos podem ser feitos à vista (em parcela única); em cinco vezes ou 12 parcelas mensais. O que chama atenção é que o segurado já começa o ano devendo, pois o primeiro pagamento está agendado para o dia 1º de janeiro, feriado da confraternização universal.
BARBEIRO AMBULANTE
Confesso que nunca tinha visto nas cidades que já passei e nas que morei além de Maringá (São Paulo, Mogi das Cruzes, Curitiba) a atividade de barbeiro ambulante. Pois vi um na praça Raposo Tavares em plena atividade de corte de cabelo. É claro que as madeixas cortadas caem e rolam ao sabor do vento. Vale ressaltar que está na Câmara Municipal um projeto do vereador Belino Bravin para regulamentar a atividade de comércio ambulante - que neste final de ano foi retirado de pauta por duas sessões. O recesso parlamentar será à partir do dia 15 deste mês.
BEM INFORMADO
Tem muitas pessoas que fazem questão de se manter muito bem informada. Uma delas é o cantor e sapateiro Rebite. Ele é leitor assíduo da Folha de São Paulo (não só das manchetes, mas de todas as notícias e artigos) e se informa também com o Já Jornal.com.
CHORÕES + TANGOS E BOLEROS
Nesta quinta-feira um grupo de maringaenses estará com apresentação talentosa na Cachaçaria Água Doce com chorinhos no repertório. Além da boa música (fina flor instrumental) estará dando uma "pala" o grande cantor Roberto Zaguéz (Uruguaio), que é garantia de sucesso!
IPTU MARINGÁ
Foi aprovado, pelos vereadores, um aumento de 4% no Imposto Predial e Territorial Urbano de Maringá. Os carnês chegam nas residências dos contribuintes nos primeiros dias de 2019. Essa aprovação foi por dez votos favoráveis e quatro contrários, Coincidentemente o mesmo placar da eleição da nova mesa executiva da CMM.
VOTO VENCIDO
O vereador William Gentil, que ultimamente tem se posicionado contra o prefeito de Maringá, propôs um aumento de desconto para o pagamento à vista, mas essa emenda foi rejeitada. Os votos de rejeição somaram sete, suficiente para sepultar esse "benefício".
Post a Comment