VEREADOR DE MARINGÁ: Mário Hossokawa
Atualmente é o único representante da colônia japonesa a ocupar cargo de vereador na Câmara Municipal de Maringá. Mário Massao Hossokawa é natural de Londrina, onde nasceu em 1947, filho de Yaeki e Nissuke Hossokawa.
Sua chegada em Maringá foi no ano de 1959, quando estava com 12 anos de idade, aqui coo pré-adolescente já pensava em trabalhar para ter ganho. Seu primeiro emprego foi na Comercial Catarinense, empresa que marcou muito no progresso de Maringá.
Depois Hossokawa trabalhou na Madeireira Phillip, onde permaneceu por 17 anos e foi auxiliar de escritório, contador e gerente. Sempre dinâmico, passou a ser empresário no ramo de auto vidros e fundou a empresa Auto Vidros Saveiro, que tocou por 30 anos.Mário resolveu continuar no comércio e mudou de atividade montando a loja Tókio Utilidades, comercializando artigos para o lar, presentes e decorações.
Seu bom relacionamento com o público e com a colônia japonesa o fez entrar na vida pública. Ele foi diretor social da Acema (Associação Nipo-brasileira) e em seguida candidatou-se a vereador. Isso foi em 1982, quando se elegeu para um mandato de seis anos e depois foi reeleito.
Mário Hossokawa deixou de ser vereador quando foi eleito vice-prefeito na chapa de Said Ferreira, de 1993 a 1996. Como vice-prefeito assumiu a presidência do Saop (Serviço de Obras e Pavimentação), onde realizou excelente trabalho. Ao término do mandato ficou sem cargo eletivo, mas elegeu-se novamente em 1996, reelegendo-se para novos mandatos em 2005, 2009.
No ano de 2012 candidatou-se e foi o terceiro mais votado, mas seu partido não fez votos necessários para eleger nenhum vereador e por isso ficou fora.
Elegeu-se vereador novamente em 2016 e foi escolhido presidente da Câmara de vereadores, cargo que já ocupara anteriormente, e possuía experiência.
A experiência de Mário Hossokawa, como vereador e presidente do poder legislativo municipal é latente e ele tem vários projetos aprovados que se transformaram em benefícios à comunidade.
Com tantos anos de atuação é até difícil enumerar quais foram as principais leis aprovadas com sua indicação. Mas, Mário orgulha-se em ser o autor de uma lei, baseada nos costumes do Japão, em que os munícipes tem a oportunidade de desfazer-se daquilo que não quer e não precisa, por ser inservível ou obsoleto, com recolhimento da Prefeitura para dar destino final ou doar para quem necessita.
Como superintendente regional da Secretaria do Meio Ambiente ele conta que foi responsável pela viabilização da canalização do Córrego Moscados (que nasce dentro d mata do Parque do Ingá) evitando voçorocas que iam se aumentando por causa das erosões. Com isso revitalizou uma grande região, protegendo as casas e propiciando o crescimento da Vila Bosque e adjacências.
É presidente atual da Câmara de Vereadores, e nesta condição se considera candidato nato para a reeleição e conta com apoio de vários pares e de outras autoridades municipais, estaduais e federais.
Post a Comment