VALORES

VALORES

Presidiário, Lula perde benefícios de ex-presidente da República

A 6ª Vara Federal de Campinas (SP) que determinou a retirada imediata de todos os benefícios que Luís Inácio Lula da Silva possui por ser ex-presidente da República. 
A decisão atendeu a uma ação popular ajuizada por Rubens Gatti Nunes, advogado e coordenador nacional do Movimento Brasil Livre (MBL). Por lei, todo ex-presidente tem direito a uma equipe de oito pessoas que são pagas com o orçamento da Presidência de forma vitalícia. São quatro servidores para “segurança e apoio pessoal”, dois servidores para assessoramento e dois motoristas junto aos respectivos carros oficiais.
O salário desses assessores pode chegar a R$ 13 mil. Todos os auxiliares são de livre escolha do ex-presidente. Na decisão, o juiz Haroldo Náder justifica que a manutenção dos assessores, custeados pelo erário, gera desvio de finalidade, já que o ex-presidente cumpre a uma pena de mais de 12 anos de prisão.
O magistrado ainda argumenta que na prisão da Lava Jato, em Curitiba, o petista está em melhores condições de segurança do que quando estava em liberdade. Ao final do despacho, o juiz diz que o Ministério Público Federal pode solicitar vistas do processo, e que caberá à União a suspensão imediata dos benefícios.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.