VALORES

VALORES

MARINGÁ: estruturas metálicas do terminal intermodal estão chegando

(Assessoria) A Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) aguarda para o começo da semana que vem a chegada de duas carretas carregadas com as primeiras peças da estrutura metálica a ser utilizada na cobertura do Terminal Intermodal de Maringá. As peças metálicas são fabricadas pela empresa catarinense Salver, vencedora da licitação.
Nesta primeira remessa está prevista a chegada dos pilares de sustentação da cobertura, que já tiveram providenciados pela empresa Sial Construções Civis todos os preparativos para fixação e montagem da estrutura.
Na sequência é esperada a chegada de componentes do mezanino, que vai concentrar grande parte da obra. 
De acordo com o projeto, o espaço de 4 mil metros quadrados do mezanino terá lojas, praça de alimentação e setores administrativos, interligando a área norte e sul do terminal ao transpor, com 7,5 metros de altura, as avenidas Tamandaré e Horácio Raccanello Filho.
Todas as fundações de 13 metros de profundidade e a construção de um dos acessos do mezanino já foram concluídos pela Sial, que também ficará responsável pela instalação elétrica, hidráulica e de outras obras civis do espaço.
As fundações receberão também as bases da cobertura metálica das plataformas de embarque.
A etapa de adequações no subsolo, pavimentação, implantação de calçadas e instalações dentro da estrutura metálica devem ser concluídas até o final de 2018 ao custo de R$ 24 milhões. 

Estações ferroviárias
A empresa Sial já concluiu também a construção das estruturas dos edifícios operacionais nos dois extremos da área do terminal. Um edifício será destinado à comercialização de passagens, sanitários públicos e no outro ficará a central de videomonitoramento para controle de frotas e outros serviços. A construtora aguarda o avanço das obras para realizar a parte de acabamento.
Também é aguardada autorização da Caixa Econômica Federal para liberação de recursos que viabilizarão a licitação para aquisição de material para a área envidraçada da obra.

VLT
Nesta semana as escavações na estação ferroviária sul avançaram com os trabalhos de realocação da rede de alta-tensão subterrânea da Copel.
Todas as outras obras civis projetadas para receber futuramente o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) também estão sendo finalizadas, como a estação ferroviária norte, que contará com escada rolante, elevadores e saguão de embarque e desembarque de passageiros. 
Para execução das obras da estação norte foi necessária a escavação de aproximadamente 8 metros, executadas contenções e fundações, além de concretagem da lage onde será erguida a estrutura metálica.
Segundo técnicos, fiscais e engenheiros da Semop o conjunto de obras no Terminal Intermodal prossegue dentro do cronograma, com término previsto para o segundo semestre de 2019, com custo total estimado em R$ 64 milhões.

Mobilidade Urbana
As obras em execução compõem o programa de Mobilidade Urbana, que inclui também a implantação do Corredor de Ônibus Norte-Sul. O projeto se estende do novo Terminal Urbano Central até a confluência da Avenida Colombo com a Avenida Morangueira - onde foram implantados oito pontos de embarque e desembarque de passageiros - e segue até sua conjugação com os Terminais de Integração construídos nas praças Emílio Farjado Espejo e Megumu Tanaka, na Avenida Kakogawa - e Praça Ouro Preto, que já está em operação na Avenida Morangueira.
Maringá tem atualmente 55 obras em andamento que somam, juntas, mais de R$ 160 milhões de investimento. (CP/PMM)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.