VALORES

VALORES

Insuficiência cardíaca afeta 6 milhões de brasileiros

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que em todo o mundo 26 milhões de pessoas sofrem de insuficiência cardíaca. No Brasil são 6 milhões de doentes; 50 mil morrem todos os anos sem sequer saber porque seus pulmões viviam congestionados; o corpo inchava com frequência, sentia fadiga e tontura, além de oscilações nos batimentos cardíacos.
Os pulmões congestionados são resultado do líquido que causa dificuldade para respirar mesmo quando a pessoa descansa ou deita. O inchaço é por causa da retenção de líquidos: como menos sangue é bombeado para os rins, isso causa inchando nos tornozelos, pernas e abdômen, além de causar ganho de peso e aumento da micção. Além disso, a insuficiência cardíaca causa fadiga e tontura, porque há menos sangue circulando nos órgãos do corpo.
Esse conjunto de sintomas aparecem porque o coração não consegue mais bombear sangue suficiente para o corpo, comprometendo as funções e necessidades do organismo. Embora possa se desenvolver repentinamente, ela é uma doença crônica, grave e sem cura, mas que pode ser tratada dando ao paciente uma vida normal e produtiva. A causa
A causa pode ser um bloqueio das artérias coronárias que fornecem sangue ao músculo cardíaco; um ataque cardíaco que cause cicatrizes nos tecidos do coração; efeitos colaterais de alguns medicamentos ou infecções, ou algum problema que sobrecarregue o coração, como hipertensão, diabetes ou defeitos cardíacos presentes desde o nascimento.
Se você tem algum destes sintomas, procure um cardiologista. Além disso, de imediato:
- Reduza o consumo de sal;
- A ingestão de líquido não deve ser superior a 800 mililitros por dia. O líquido absorvido pelo organismo passa diretamente para a circulação, aumentando, consequentemente, a sobrecarga do coração. O médico alerta que a recomendação é apenas para cardiopatas com insuficiência cardíaca e reforça, ainda, a importância do acompanhamento médico.
- Caminhe em locais planos por 30 minutos de três a quatro vezes por semana. Praticar este tipo de exercício melhora da circulação sanguínea, permitindo que o coração bombeie o sangue com mais facilidade.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.