CIDA BORGHETTI: pedágio baixa e acaba
Tendo apenas nove meses de mandato -agora oito - a governadora do Paraná, Cida Borghetti (PP), descartou a renovação dos atuais contratos de pedágio do Estado. Cida quer uma nova forma de concessão para as estradas federais do Anel de Integração – as concessões atuais datam de 1997 e terminam em três anos – em 2021, quando as seis empresas que administram os trechos devem devolver o controle das BRs ao governo.
Numa reunião, em Brasília, ficou estabelecido que União e governo do Paraná vão discutir o novo modelo em conjunto. “O ministro está propenso a sentar conosco, a quatro mãos, para nós discutirmos um modelo e nós vamos fazer reuniões, agora, com o DER [Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná] e com o ministério. Vamos bolar um novo modelo. Mas não abrimos mão de nós decidirmos o futuro dos paranaenses”, disse Abelardo Lupion, Secretário de Infraestrutura e Logística.
O governo do Paraná quer fazer audiências públicas em todo o Estado para discutir o modelo a ser adotado. Há expectativa de ampliação das obras e de redução das tarifas cobradas em cerca de 50%. “Objetivo é a redução, em média, de 50% das tarifas atuais com a execução de mais obras, em especial, duplicações”, disse a governadora.
Post a Comment