Paraná é pioneiro na emissão do Documento Nacional de Identidade
O Paraná é o primeiro Estado do País a testar o novo Documento Nacional de Identidade, gerado por meio de um aplicativo para smartphones, testado à partir de hoje (5). Por enquanto, três mil servidores do Tribunal Regional Eleitoral e de orgãos do governo do Estado, além do Tribunal Superior Eleitoral, vão validar o documento em postos instalados nos órgãos públicos.
A expectativa é de que o documento esteja disponível para os cidadãos em geral a partir de julho deste ano. O DNI, como é chamado, pretende reunir em um só documento os dados da identidade, título de eleitor, CPF e certidão de nascimento.
Para validar o documento, o cidadão deverá se cadastrar no aplicativo e se dirigir a um posto de atendimento para validar o cadastro. O próprio aplicativo mostrará as opções de pontos mais próximos para validação.
O assessor de Gestão de Identificação do TSE, Yuri Camargo Kizovech, explica que inicialmente o DNI será emitido com CPF, título de eleitor, e serve como identidade. Nos primeiros documentos, os dados da certidão de nascimento ainda não estarão disponíveis
Post a Comment