Guarda Municipal inicia curso de formação em segurança pública

O curso terá duração de quatro meses e carga horária é de 558 horas divididas em aulas de noções de direito constitucional, direito penal e processo penal, ética e cidadania, direitos humanos, leis especiais, legislação e educação ambiental, legislação e educação de trânsito, sistema de segurança pública, entre outras disciplinas.
Já o conteúdo prático será marcado por diversos temas, como segurança patrimonial, técnicas de condução de viaturas, defesa pessoal, técnicas operacionais, gestão de multidões, uso legal e proporcional da força, emprego de equipamentos menos letais, polícia comunitária e primeira intervenção em crises.
Após a formação, os guardas municipais passarão por avaliação psicológica e posteriormente capacitação de 254 horas para utilização de armas de fogo.
O secretário extraordinário de Segurança Pública, coronel Antônio Roberto dos Anjos Padilha, destaca que a formação tem a mesma matriz curricular de policiais civis, militares, federais e de outros órgãos de segurança, lembrando que a formação é um dos requisitos para criação do estatuto estabelecendo um novo plano de carreira e ascensão funcional.
A administração adquiriu 10 revólveres calibre 38, 14 escopetas calibre 12, e está em processo de aquisição 50 pistolas 380 que também serão utilizados no treinamento de tiro assegurando a qualificação, a especialização e o desenvolvimento dos guardas municipais. A formação é resultado de convênio com o Governo do Estado e já formou em 2015 a primeira turma com 51 guardas.
Post a Comment