VALORES

VALORES

Cônsul propõe ensino do idioma italiano nas escolas municipais de Maringá

(Assessoria) Ao visitar a cidade pela primeira vez, o Cônsul da Itália no Brasil, Rafaele Festa, propôs na manhã desta sexta-feira (27) um sistema de parceria com a Prefeitura de Maringá para implantação do ensino do idioma italiano nas escolas municipais.
Recepcionado pelo vice-prefeito Edson Scabora e secretários municipais, o cônsul italiano fez um relato do atual posicionamento da Itália em relação a Comunidade Econômica Europeia e disse que o consulado no Brasil tem sede em Curitiba em razão da proximidade com os estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde se concentra o maior número de colônias de descendentes italianos no país.
Conforme a proposta apresentada, o consulado dispõe de um organismo federal - o Centro Cultural Itália - para o fornecimento de todo material didático necessário e curso para formação de professores que visam incentivar a disseminação do idioma italiano nas escolas municipais. “Se houver interesse da Prefeitura de Maringá, estamos à disposição para gerir e operacionalizar a verba destinada à formação de professores para iniciar as aulas de italiano, não como currículo obrigatório, mas como matéria opcional no contraturno dos alunos”, observou.

Proficiência
Para a secretária municipal de Educação, professora Valkíria Trindade, a proposta apresentada chega a ser uma surpresa agradável e muito interessante para o sistema de ensino municipal. “Essa parceria pode ser um diferencial na Rede Municipal de Educação e poderá servir de importante complemento para os alunos em fases posteriores de acesso ao ensino superior e, principalmente, em suas futuras carreiras profissionais”, assinalou.
O vice-prefeito Edson Scabora considerou a ideia excelente, já que o ensino do idioma italiano acrescentaria novos conhecimentos para os alunos da rede municipal, onde já está implantado o ensino da língua inglesa. “Agradecemos o interesse do consulado italiano e já podemos assegurar que as aulas de italiano não terão início neste ano letivo, mas vamos nos organizar para que nos próximos anos as escolas municipais disponibilizem o ensino deste idioma para os nossos estudantes de forma horizontal e com proficiência”, garantiu.
No encontro, o cônsul Rafaele Festa esteve acompanhado do vice-cônsul da Itália, Bruno Veronesi. Ambos foram presenteados com um brasão do município e exemplares do livro sobre os 70 anos de Maringá.
A agenda das autoridades italianas em Maringá também previa visitas à UEM, ao Unicesumar e à Acim. (CP/PMM)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.